AUTOCRACIA

2.22.2005

Uma Nova Forma para o Velho Universo
Dodecaedro de Poincaré

Recentemente, pesquisadores do Observatório de Paris apresentaram um nova teoria sobre a forma do universo, baseada no primeiro ano de observações do WMAP (Wilkinson Microwave Anisotropy Probe) - uma missão da NASA para medir a temperatura da radiação cósmica de fundo, que é uma reminiscência residual do Big-Bang.
Segundo esta teoria, o universo é finito e tem uma forma. O modelo adoptado é o dodecaedro de Henri Poincaré (matemático e filósofo francês do século XIX), um sólido de doze faces iguais, semelhante a uma bola de futebol (o que poderia esplicar esta obsessão universal pelo esférico... lol). A singularidade deste modelo reside no facto de todas as faces deste sólido serem identificadas entre si, duas a duas (ou seja, a cada duas faces do dodecaedro existem duas faces opostas. Este princípio geométrico é impossível de demonstrar na prática, mas apenas através da matemática.
Deste modo, o novo formato do universo seria algo como ilustra a foto acima. Simples, não? Segundo esta equipa, o formato em causa transformaria o universo numa gigantesca casa de espelhos, distorcendo todas as observações que são feitas. Uma estrela, por exemplo, emitiria luz em todas as direcções e todos os limites do universo reflectiriam essa luz. Assim, um astrónomo poderia observar simultaneamente a mesma estrela em posições e épocas diferentes.
É uma teoria impressionante que poderá responder a uma das mais angustiantes concepções do ser humano: a representação e compreensão do infinito. Isto dito, obviamente de uma forma muito simples, pois o infinito mantêm-se incompreensível para lá do universo conhecido. Pois da mesma forma, que uma célula contêm milhões de átomos e o universo milhões de estrelas, algo deverá conter milhões de universos. O infinito é a redundância.

Inovations Report
Laboratory Universe and Theories

[+] Expandir Tópico